Cavitação é um dos problemas mais comuns em sistemas que usam pressão para funcionar. Para entender melhor o processo que leva até essa causa, precisamos entender cada etapa do sistema.

Como acontece a cavitação?

A pressão de vapor (Pv) ocorre quando o fluido, em certa temperatura, inicia o processo de vaporização. Essa pressão é uma propriedade que indica a volatilidade do fluido (capacidade que um líquido tem de se transformar em vapor). Quanto mais fácil o líquido se transforma em vapor, mais volátil será.

Quando a água está a uma temperatura de 10 graus e uma pressão de 0,125 metros de coluna de água, inicia-se a vaporização do líquido. Por outro lado, se a pressão atmosférica for equivalente a 10,33 metros de coluna de água, o líquido vai entrar em vaporização a 100 graus. À medida que a pressão cai, a temperatura de vaporização também cai.

Quando a pressão do equipamento se equivale a do vapor, acontece a criação de bolhas. Entrando na zona de maior pressão, elas implodem, causando vibração e a erosão dos componentes mecânicos do equipamento, como as hélices. Esse fenômeno é chamado cavitação, e geralmente ocorre em bombas de grande porte.

A cavitação é extremamente prejudicial aos sistemas de bombeamento. Gera ruídos e vibração em excesso, vazamento e desgaste dos componentes.

No caso de sistemas com turbinas, como nas usinas, onde os equipamentos são grandes, geralmente é programada, periodicamente, pausas no funcionamento para preencher com solda os motores e turbinas afetados pela cavitação. Esta ação é necessária para que o equipamento permaneça com a mesma eficiência.

O custo do conserto é muito mais elevado do que a manutenção preventiva e, às vezes, o sistema precisa ser totalmente substituído, resultando em gastos ainda maiores.

 

Como evitar a cavitação

Bombas ALLPRIME em funcionamento.

Para evitar isso, a bomba não deve estar submersa, mas se isso não for possível, a pressão interna do equipamento precisará ser monitorada.

Quando o sistema está parado, a única pressão atuante é a atmosférica. Quando a bomba é ligada, também deve-se considerar o NPSH (pressão de sucção da bomba). No manual de todas as bombas, normalmente é indicado o valor do equipamento.

Assim, é importante medir a perda de carga interna da tubulação, considerando o valor da pressão atmosférica, o NPSH da bomba, a altura de sucção e a perda de carga. Se esses valores ficarem acima da pressão de vapor, isso quer dizer que o sistema não terá cavitação.

Consulte os serviços de manutenção da ALLPRIME. Você pode ser orientado in loco sobre as melhores práticas para evitar a cavitação.

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