As bombas centrífugas de escorva a seco são capazes de realizar sucção negativa, ou seja, elas conseguem succionar um fluido abaixo do nível no local de instalação da bomba.
O grande diferencial desse tipo de tecnologia, em comparação com outras bombas centrífugas auto escorvante, é o fato que elas conseguem realizar a escorva sem ter que encher a câmara manualmente com fluido.
Para realizar a escorva, esse tipo de bomba utiliza um sistema de vácuo incorporado ao eixo que fica responsável pela sucção do fluido.
O período de escorva é crítico para qualquer tipo de bomba. O equipamento opera a seco fazendo com que ocorra a cavitação, pela presença de ar, que causa vibração, gerando uma preocupação com relação a danos ao selo mecânico e vazamentos.
Com as bombas ALLPRIME não há este tipo de preocupação, pois os selos mecânicos são protegidos com uso de reservatório de óleo que mantém a refrigeração e lubrificação do selo mecânico, eliminando o risco de vazamento durante o processo de escorva.
As bombas de escorva a seco podem ser utilizadas em diversas aplicações como: captação de água, drenagens em áreas alagadas, drenagem de cava e sump na mineração, transferência de esgoto, transferência de lamas na construção civil.
Sendo assim, é utilizada quando existe a necessidade de transferência de grandes vazões e pressões para fluidos com ou sem sólidos em suspensão.
Algumas características da bomba de escorva a seco são:
-
- Sua escorva é mais rápida do que as bombas de escorva úmida.
- Sua capacidade de fluxo é maior se comparada a outros tipos de bombas.
- É mais eficiente do que as outras bombas auto escorvantes.
- Suporta sólidos em suspensão de até 3”.
- Alta confiabilidade.
- Podem atingir altas vazões e pressões.
- Sua operação é independente quando montada com motor diesel.